Boas!
Sou um feliz proprietário de um C4 10m, e como tal decidi fazer um review decente para partilhar com a comunidade.
Até aqui tive 3 C’s e 2 hibridos.
Andei com o kite 6 dias em condições muito diferentes, light wind, muito rajado e pouco rajado, overpower. E falta testar em condições perfeitas que são raras…)
Os C’s nunca deixaram de se usar, nem vão deixar porque as suas características não deixam margem para dúvidas.
Como muitos de vocês comecei nos C’s e troquei para os híbridos, a maior diferença é foi no depower e relaunch. A minha evolução foi claramente maior quando troquei para os híbridos, e isto aconteceu por uma razão muito simples, o factor medo quase desapareceu (devido ao depower), e saber que se o kite cair de levanta rápido é outro descanso. Por outro lado por mais que as marcas anunciem o “C Feeling” e algumas se aproximem não é a mesma coisa. O shape C é fundamental para o kite se comportar como um C. Quem anda de C sabe o que falo…
Sempre ansiei por um C com depower e fácil relaunch. E eis que esta marca me fez feliz!
O kite em si:A Construção: O kite tem muitos detalhes que confirmam o patamar de qualidade da Ozone. One-pump. Tela em Teijin e reforços bullet proof. Com certeza este kite vai se aguentar bem na máquina de lavar do Guincho, e noutras mais fraquinhas

Tem 3 opções de conexão das linhas. (O ano passado tinha 2).

Performance:O feeling na barra para mim é perfeito. Aumentaram um bocado a pressão na barram em relação ao Sport + . Dá para navegar e saber instintivamente onde o kite está sem ter de estar a olhar para ele. Característica que dá muito jeito quando se está a surfar a onda e se quer esquecer o kite, ou para quem quer simplesmente fazer freeride.
Para mim a palavra chave para este kite é estabilidade. Talvez razão pela qual a marca anuncia que o kite é indicado tanto para riders iniciados como para mais avançados. É um kite completamente previsível, ao acabar um kiteloop ou downloop sabe-se sempre para onde vai apontar, tem é muito power. Power este que é constante (e onde é preciso). Há kites que requerem alguma habituação, este não (a não ser que a pessoa venha de um kite realmente diferente obviamente) o único aspecto que não estava á espera foi de nos primeiros saltos ele ser tão explosivo. Característica que me agradou bastante e que agrada qualquer um, finalmente relembrei a “brutidão” dos C’s neste aspecto.
Ainda em relação á estabilidade uma das grandes se não a maior vantagem dos C’s é que não faz backstall muito menos frontstall. Obviamente quando não há vento qualquer kite cai.
Esta estabilidade é ainda mais clara nas ondas, principalmente quando desço a onda a mil á hora e passo á frente do kite, ele aguenta-se perfeitamente a voar aqueles temíveis segundos sozinho. Ontem no lado do mar na lagoa de albufeira fiquei espantado porque houve 2 situações em que me estiquei e passei muito á frente do kite ficando totalmente sem tensão nas linhas. Pensei que já o tinha perdido e que ia cair inevitavelmente. Num último esforço puxo uma das linhas de direcção com a mão e voilá, encheu-se de ar e continuou seco

.
Outro aspecto que me agrada muitoe é a rapidez a atravessar a janela. O C4 é bastante mais rápido a atravessar a janela que a versão de ondas de 2009 o Light. A regra em que o kite tem de ser tão rápido como o bico da prancha aplica-se perfeitamente.
Peso 75kg.
Em relação ao Low end: Com prancha de surf 6.0 subi ao vento com 11nós.
Em relação ao High end: Andei com 35nós e penso ser este o limite "confortável".
Unhooked: Não é por acaso que quem faz freestyle anda de C… Confesso que quando me diziam que quando se passa de um híbrido para um C, é mais fácil fazer handelpasse’s me fazia alguma confusão. Confusão essa que desapareceu ao experimentar este kite desengatado desentemente. Faz-se o pop sente-se aquele puxão bruto (típico) e acontece um momento perfeito sem pressão na barra, aterra-se sem pressão na barra e é mais fácil engatar novamente. O que acontece comparativamente à maior parte dos híbrido é que quando se desengata o pop é mais “esponjoso”, no ar tinha um bocado de pressão na barra, aterrava ainda com(ligeira) pressão na barra e engatava também com(ligeira) pressão na barra.
O Relaunch:Por um lado estava reticente em relação ao relaunch, ( porque o seu shape quando cai tem uma área muito maior em contacto com a água comparando com um delta) por outro lado a Ozone anunciava no site que o relaunch era muito bom. Na pratica: Fiquei espantado. Acontece que por este kite ter bridles basta puxar uma das linhas de direcção e ele está no ar rapidamente. De 0 a 10 dou-lhe um 8.5.
O relaunch era o maior entrave para mim sempre que pensava em comprar um C. Entrave este que desapareceu completamente. Já experimentei algums híbridos em que o relaunch não chega ao pé deste. A Ozone está de parabéns.
Os kiteloops:Até aqui já abusei da sorte nos megaloops engatado, mas no Light 10m(kite no qual aprendi a faze-los). O que acontecia é que (o light) tinha menos power no loop e para me sustentar a aterragem tinha de ter coragem e saltar bem alto de maneira a que o kite atravessasse a janela de vento e me fosse “agarrar”.
Isto é sempre uma questão de timing, com o C4 o que acontece é novamente MUITO mais power durante o loop e por atravessar a janela mais rápido sustenta-me muito mais facilmente nas aterragens.
O kite gira sobre o Tip, este aspecto a juntar ao seu C shape faz com que produza potência enquanto gira. Um must!
A Barra: Felizmente não alteraram grande coisa em relação aos outros anos. Alargaram o buraco onde passa o cabo do depower. Melhoraram o grip. Tem e tem flutuadores maiores. Anda por ai um vídeo postado pelo Blacksheep onde se percebe bem a simplicidade e eficiência destas barras.
Continua com o cabo do depower revestido em borracha. O flagout está junto ao chicken loop que para 80% dos riders que fazem freeride e gostam de uns back/front rools é ideal pois não ficam com a segurança enrrolada no depower. Tem também um destorçedor também junto ao chickenloop para desenrrolar as linhas de potência. Etc etc…
Em relação á denominação do kite em si quem se quiser entreter a discutir isso força. ? Simplesmente acho que isso não é importante pois um C com 5ª linha (que hoje em dia é activa) acaba por ter o bordo de ataque suportado por 1 ou 2 pontos. O Aarron hadlow pro tem 2 bridles também, North Vegas, Gaastra Max, Ocean Rodeo Diablo etc etc… Olha-se para o kite e o shape é C.

Resumindo : Se quiser andar calmamente ele é muito suave, descarrega o vento como deve ser, rapidamente, mas nada de on-off. É rápido mas progressivo. Por outro lado se se quiser muito power e sentir aquele puxão hardcore tão típico dos C’s tem-se!
Como já repararam até aqui só disse bem deste kite. A verdade é que estou mesmo muito contente com ele. Todos os kites de 2009/2010 são bons cabe a cada um encontrar o kite ideal para si. O que fiz aqui foi fazer uma review do meu e explicar porquê. Os únicos contras que se podem considerar são os gráficos da Ozone (que são muito discutíveis, e para alem disso por sem kite simples, na altura de os reparar não há grandes problemas com os desenhos) e o preço (mas a qualidade, garantia etc etc paga-se).

Fotos em acção para breve
Bons ventos para todos! :thumb: